Bonnie e Clyde - Até que a morte os separe.

A história a seguir contém descrições de crimes violentos e assuntos delicados. Não indicado para pessoas sensíveis e é recomendado para maiores de 18 anos.  

Mensagem da escritora: essa é uma história sobre crimes, é claro, mas, se pudermos aprender algo com Bonnie e Clyde, essa coisa é sem dúvidas: viver intensamente. Eu espero que essa história possa te inspirar de alguma forma. Precisamos de um pouco da loucura e da paixão de Bonnie e Clyde, afinal, essa é a única vida que temos... O fim que a trajetória deles teve foi horrível, mas, acredito que eles tenham vivido muito mais do que algumas pessoas que simplesmente respiram. Portanto, vivam o hoje, aproveitem o agora, é tudo o que temos! E não cometam crimes! Se inspirem nas partes lícitas dessa história. Obrigada.

E agora, sem mais delongas, vamos a história que realmente importa. 

Boa leitura!



Bonnie Elizabeth Parker, nasceu no dia 1 de outubro de 1910, em Rowena, Texas, nos Estados Unidos. Filha de Emma Krause e Charles Parker e irmã de Billie Parker.

 

Bonnie teve uma infância bem difícil, sua família era pobre e sempre passava por dificuldades financeiras. Tudo piorou quando seu pai, Charles Parker faleceu quando ela tinha apenas 4 anos de idade. 


Com a morte do marido, Emma decide deixar a cidade de Rowena e se muda com as filhas para Dallas, ainda no Texas. 


Apesar da infância difícil, Bonnie se dedicava muito aos estudos e era uma ótima aluna de inglês e redação, ela começou a escrever poemas e chegou a ganhar, representando sua escola o concurso da liga de ensino do Condado em Literatura.  


Na adolescência, sua facilidade com a escrita fez com que ela chegasse a trabalhar escrevendo introduções de discursos para políticos locais.  


Ela era conhecida por ser uma jovem inteligente, esforçada e de personalidade, além de ser uma garota belíssima. 


Clyde Chestnut Barrow, nasceu em 24 de março de 1909, no Condado de Ellis, Texas, nos Estados Unidos. Filho de Henry Basil Barrow e Cumie T. Walker, tinha um irmão chamado Marvin “Buck” Barrow e uma irmã, chamada Marie Barrow. 


Assim como Bonnie, Clyde era de família humilde, sem muitos recursos, a família de Clyde vivia em uma pequena fazenda. Clyde era apaixonado pela música e sonhava em viver a vida sendo um astro do rock, mas a vida de dificuldades financeiras acabou fazendo com que seu destino fosse outro. 


Quando Clyde tinha 12 anos, seus pais desistiram de tudo o que tinham no Condado e se mudaram West Dallas, onde seu pai abriu um posto de gasolina, naquela época, West Dallas era um bairro perigoso e Clyde e seu irmão mais velho, Buck, acabavam se metendo em brigas e cometendo pequenos furtos e crimes de complementação de renda. 


Aos 16 anos, Clyde foi preso pela primeira vez. Ele havia alugado um carro para visitar uma namorada do colégio, fez isso para impressionar a família da garota. Mas ao invés de devolver o carro decidiu ficar por mais tempo com ele. 



A locadora do veículo acionou a polícia, que o perseguiu e conseguiu prendê-lo. Clyde não era um criminoso, era apenas um adolescente rebelde que não devolveu o carro a tempo, e logo fora liberado. 


Nessa mesma época em que Clyde vivia perigosamente furtando carros para impressionar namoradas, Bonnie se casava pela primeira vez. Seis dias antes de completar 16 anos, em setembro de 1926, Bonnie se casou com o seu primeiro amor, Roy Thornton, um jovem rapaz aventureiro, mas também criminoso. 

 



Roy acabou sendo condenado a cinco anos de prisão por roubo e Bonnie nunca mais o viu, mas, passou o resto de sua vida usando a aliança de casamento e também nunca se divorciou oficialmente de Roy. 


A segunda prisão de Clyde aconteceu junto com seu irmão Buck, eles foram pegos por roubar perus de uma propriedade. Nessa época o país passava por uma recessão e animais valiam ouro. Mesmo conseguindo pequenos trabalhos entre 1927 e 1929, Clyde continuou praticando pequenos furtos em lojas de conveniência e roubando carros.  


Em janeiro de 1930, Bonnie e Clyde se conheceram na casa de um amigo que tinham em comum. Eles se apaixonaram imediatamente, mas algumas semanas depois que se conheceram, Clyde foi sentenciado a passar dois anos na prisão por crimes que havia cometido anteriormente. 


Em 11 de Março de 1930, Clyde conseguiu fugir da prisão utilizando uma arma que Bonnie contrabandeou para ele, mas uma semana depois ele foi pego novamente. E dessa vez, foi sentenciado a passar 14 anos na Eastham Prison Farm, perto de Weldon, Texas. Essa prisão era conhecida na região por obrigar os presos a trabalharem de forma análoga a escravos e também por maltratá-los. 


Clyde chegou na prisão de Eastham em 21 de abril 1930. A vida lá era uma tortura e tudo piorou quando outro preso passou a violentá-lo sexualmente por anos. Clyde precisava sair de qualquer forma, e acreditando que um problema físico o ajudasse a ser pelo menos transferido do local, ele pediu para que um amigo da cadeia cortasse seus dedos do pé com um machado. 


Após perder os dedos, Clyde conseguiu a antecipação de sua condicional em decorrência da atual condição física que não conseguiria ser tratada na prisão e foi liberado da Eastham em 2 de fevereiro de 1932. Ele usava muletas, e prometeu que nunca voltaria para aquele lugar.

  

Nessa época Clyde percebeu que o país estava numa fase ainda pior do que quando fora preso, os Estados Unidos viviam "A Grande Depressão", também conhecida como Crise de 1929, foi uma forte recessão econômica que atingiu o capitalismo internacional e marcou a decadência do liberalismo econômico, e teve como causas a superprodução e especulação financeira. Foi uma grande crise que persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial.  


Emprego não era algo fácil de se conseguir e Clyde era agora, um deficiente físico, sem os seus dois dedos do pé, foi ainda mais difícil conseguir um emprego, o que fez com que ele voltasse a vida de roubos. 


Mas antes, ele precisava encontrar Bonnie. E ele a encontrou, ela estava namorando com outro rapaz, mas quando ela olhou para Clyde foi impossível não voltar para os seus braços.  


Eles não conseguiam mais se desgrudar, e um dos primeiros roubos de Clyde após a sua prisão, Bonnie o acompanhou. O plano era que Clyde e Buck assaltassem uma loja de ferragens. E embora Bonnie tenha ficado no carro durante todo o assalto, ela acabou sendo capturada pela polícia e foi para a prisão em Kaufman, no Texas. Mais tarde acabou sendo liberada por falta de provas. 


Enquanto Bonnie estava na prisão, Clyde e Buck realizaram outro roubo no final de abril de 1932. O roubo era para ser fácil e rápido em um armazém, mas algo acabou dando errado e o proprietário da loja, John Bucher, foi baleado e morto. 


Após sair da prisão, Bonnie reencontrou Clyde e eles deram sequência a vida de crimes, amor avassalador, adrenalina e aventuras inesperadas. Mas agora, eles eram os Barrow Gang, uma quadrilha formada por Clyde, Bonnie, Buck e Blanche (esposa de Buck). 




Como o país estava em meio a uma crise geral, os gângsteres eram considerados "heróis" para muitos da sociedade, então à medida que eles roubavam mantimentos, armas pesadas, e dinheiro, ficavam mais famosos. 


Com o tempo, eles ganharam notoriedade na mídia, principalmente pelas fotos posadas que acabaram sendo descobertas e reveladas por um jornal. Nas imagens, Bonnie, Clyde, Buck e Blanche aparecem em momentos de descontração, ostentando veículos, armas e charutos. Em algumas fotos também é possível observar a paixão que Bonnie e Clyde sentiam um pelo outro. 



Os anos seguintes foram marcados pela atuação frequente dos Barrow Gang. Eles utilizavam um Ford V8 e armas automáticas Browning (armamento pesado utilizado por militares), todas roubadas, para cometer os mais diversos crimes, incluindo alguns roubos a banco. A gang passou a ser vista como os maiores inimigos das autoridades.  


Inclusive, nesse período seus crimes passaram a implicar o assassinato de alguns policiais, pois eles sempre se envolviam em tiroteios e confrontos com a polícia, frequentemente fatais. E eles conseguiam fugir. 


Em 1934, a polícia do Texas decidiu dar um novo passo na busca por Bonnie e Clyde. A investigação do casal ficou nas mãos de um ranger experimente, (Rangers era um tipo de "Tropa de Elite" dos Estados Unidos que não se preocupava em prender pessoas, eles preferiam executá-las), chamado Frank Hamer 


Frank contou com outros cinco oficiais de destaque, incluindo policiais de Louisiana, e eles organizaram uma emboscada para Bonnie e Clyde.  


Bonnie e Clyde eram muito apegados a família, e mesmo vivendo fugindo da polícia voltavam vez ou outra para visitar seus parentes. Na última visita a casa de uma tia, em Louisiana, no dia 23 de maio de 1934, a polícia interceptou a estrada que Bonnie e Clyde passariam, pois sabiam que aquele era o trajeto que normalmente faziam. 



Um caminhão fora utilizado para que eles diminuíssem a velocidade e quando o carro deles se aproximou do local a polícia disparou mais de 130 vezes contra o carro deles, um Ford V8 roubado. Segundo os relatos, os dois estavam completamente relaxados, Bonnie estava comendo um sanduíche no lugar do passageiro, e Clyde dirigindo descalço. 



O carro também estava carregado com quatro espingardas de uso militar, uma pistola e uma caixa com cerca de dez outras armas. 


Clyde morreu na hora, com um tiro na cabeça. Com a morte do motorista, o carro acabou se movendo sozinho, fazendo com que os agentes pensassem que Bonnie tentava fugir. Dessa maneira, a equipe se aproximou do veículo e Frank Hammer efetuou dois novos disparos, matando Bonnie.  


Clyde cotava com mais de 17 perfurações em seu corpo e Bonnie cerca de 23 ferimentos de balas de fogo. O carro foi levado para a cidade e uma multidão se aproximou para ver os corpos de Bonnie e Clyde que ainda estavam dentro do veículo.



Eles se amaram e cuidaram um do outro até o último beijo. Eles seguiram juntos até o fim, mas foram enterrados em locais separados, por decisão da mãe de Bonnie, Emma, que nunca aprovou a relação. 

O amor pela escrita e talento de Bonnie para a poesia ficou mundialmente conhecido em dois poemas que se tornaram famosos após a sua morte, o "Suicide Sal" e "The Story of Bonnie and Clyde": 


"Se ele tivesse voltado para mim em algum momento, 
Embora ele não tivesse um centavo para dar, 
Eu ia esquecer todo este inferno que ele me causou, 
E amá-lo, enquanto eu viver." 

Suicide Sal - Bonnie Parker 

"A história de Bonnie e Clyde 
Você leu a história de Jesse James 
De como ele viveu e morreu; 
Se você ainda precisa 
de algo para ler, 
aqui está a história de Bonnie e Clyde. 

Agora que Bonnie e Clyde são a gangue Barrow, 
tenho certeza que todos vocês leram 
Como eles roubam e roubam 
E aqueles que gritam 
Geralmente são encontrados morrendo ou mortos. 

Existem muitas inverdades nessas descrições; 
Eles não são tão cruéis assim; 
Sua natureza é crua; 
Eles odeiam toda a lei. 
Os pombos de fezes, observadores e ratos. 

Eles os chamam de assassinos de sangue frio; 
Eles dizem que são sem coração e mesquinhos; 
Mas digo isso com orgulho, 
Que uma vez conheci Clyde 
Quando ele era honesto, justo e limpo. 

Mas as leis enganaram, 
Continuaram levando-o para baixo 
E trancando-o em uma cela, 
Até que ele me disse: 
"Eu nunca serei livre, 
então vou encontrar alguns deles no inferno." 

A estrada estava tão mal iluminada; 
Não havia placas de rodovia para orientar; 
Mas eles decidiram 
Se todas as estradas estivessem cegas, 
Eles não desistiriam até que morressem. 

A estrada fica cada vez mais escura; 
Às vezes você mal consegue ver; 
Mas é lutar, de homem para homem, 
E fazer tudo que você puder, 
Pois eles sabem que nunca serão livres. 

De coração partido algumas pessoas sofreram; 
De cansaço, algumas pessoas morreram; 
Mas, levando em conta tudo, 
Nossos problemas são pequenos 
Até que fiquemos como Bonnie e Clyde. 

Se um policial é morto em Dallas, 
E eles não têm nenhuma pista ou guia; 
Se eles não conseguem encontrar um demônio, 
Eles simplesmente limpam sua lousa 
E entregam em Bonnie e Clyde. 

Há dois crimes cometidos na América 
Não credenciados para a multidão Barrow; 
Eles não tiveram participação 
Na demanda de sequestro, 
Nem no trabalho do depósito de Kansas City. 

Um jornaleiro disse uma vez ao seu amigo; 
"Eu gostaria que o velho Clyde fosse atacado; 
nestes tempos terrivelmente difíceis, 
ganharíamos alguns centavos 
se cinco ou seis policiais fossem espancados." 

A polícia ainda não recebeu o relatório, 
mas Clyde me ligou hoje; 
Ele disse: "Não comece nenhuma briga. 
Não estamos trabalhando à noite. 
Estamos entrando para o NRA." 

De Irving a West Dallas O viaduto 
É conhecido como a Grande Divisa, 
Onde as mulheres são parentes, 
E os homens são homens, 
E eles não vão "banhar-se" em Bonnie e Clyde. 

Se eles tentarem agir como cidadãos 
E alugá-los um pequeno apartamento bonito, 
Na terceira noite 
Eles são convidados para lutar 
Por um rat-tat-tat de sub-gun. 

Eles não pensam que são muito duros ou desesperados, 
Eles sabem que a lei sempre vence; 
Eles já foram alvejados antes, 
Mas eles não ignoram 
Que a morte é o salário do pecado. 

Algum dia eles descerão juntos; 
E eles vão enterrá-los lado a lado; 
Para poucos, será 
Um alívio para a lei, um alívio 
Mas é a morte para Bonnie e Clyde." 

The Story of Bonnie and Clyde - Bonnie Parker 1934 

 

Bonnie e Clyde sempre quiseram ser enterrados lado a lado, como diz no poema. Mas como sabemos, esse último desejo não foi realizado. 


Bonnie tinha 23 anos quando foi assassinada e Clyde 25 anos. A lápide de Clyde contém os dizeres: "Gone but not forgotten” (Morto, mas não esquecido). 



Túmulo de Clyde e seu irmão Marvin


Túmulo de Bonnie


o último beijo de Bonnie e Clyde

* as imagens utilizadas por esse artigo foram retidaras do Google.

Fontes de Pesquisa:

https://www.jornaldosclassicos.com/2019/07/22/10-coisas-que-nao-sabia-sobre-bonnie-clyde/

https://brasil.elpais.com/brasil/2017/12/13/cultura/1513191238_038543.html

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/historia-amor-crime-de-bonnie-e-clyde-morte.phtml

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bonnie_e_Clyde

Vídeos sobre a história de Bonnie e Clyde

 https://www.youtube.com/watch?v=fbVOX9M1NDM&ab_channel=JaquelineGuerreiro

https://www.youtube.com/watch?v=PZWYw2PkDQs&ab_channel=ClubedeHist%C3%B3rias 

Fotografias de Bonnie e Clyde mortos *alerta de gatilho*

https://www.hypeness.com.br/2017/12/fotografias-historicas-do-casal-de-criminosos-bonnie-e-clyde-sao-expostas-pela-primeira-vez/

American History: The Great Depression: Gangsters and G-Men 

https://guides.lib.jjay.cuny.edu/c.php?g=288390&p=1922564

Filmes e outras produções baseadas em Bonnie e Clyde

https://br.pinterest.com/pin/505247651947044929/

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-1353/

https://www.hypeness.com.br/2019/04/historia-dos-criminosos-pop-bonnie-e-clyde-ganha-novo-olhar-em-serie-da-netflix/


💀 Assine o Patreon

conteúdos exclusivos e clube de membros

https://www.patreon.com/thecrimebrasil



Ouça o PODCAST aqui

https://anchor.fm/thecrimebrasil


Se inscreva no Canal do Youtube

https://www.youtube.com/channel/UCW7RjpRGVisTvC7I9xIOKcw


Por Thainá Bavaresco.

Comentários

  1. Cara, eu sou FÃ desse casal aí, acho incrível a história deles, sério!
    E acho que esse texto aqui foi um dos melhores que já li sobre eles, muitooo bom mesmo...e sua playlist até que ficou legalzinha haha, parabééééns =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahah a playlist ficou excelente!!
      Eu também amo essa história! Obrigada amigo 🤩

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas