Quem é Lázaro Barbosa de Sousa?

A história a seguir contém descrições de crimes extremamente violentos: estupro, violência contra a mulher, roubo e assassinatos em série. Não é indicada para pessoas sensíveis e é recomendada para maiores de 18 anos. 

*Atualização do caso: Lázaro Barbosa de Sousa foi morto aos 32 anos de idade no dia 28 de junho de 2021, após um confronto com a polícia, ele chegou a ser levado ao hospital mas não resistiu aos ferimentos.

A polícia e a população local comemoram a captura e morte de Lázaro que já estava sendo procurado pela polícia há 20 dias, após o cometimento de uma série de crimes.

Lázaro Barbosa é atualmente o criminoso mais procurado do país. Ele é considerado extremamente perigoso e de acordo com a polícia, não pensaria duas vezes antes de matar. Se você souber informações que possam ajudar a polícia, DENUNCIE! 


Mensagem da escritora: antes de começarmos acho importante ressaltar algumas questões. Lázaro ainda não foi condenado pelos últimos crimes noticiados, portanto, neste artigo escrito por uma advogada e publicado em um blog de Ciências Criminais, ele será tratado enquanto suspeito (em relação aos últimos crimes/acontecimentos).  

 

Também não colocarei informações sobre a família de Lázaro por uma questão de segurança, pois eles vêm recebendo ameaças de morte de pessoas que estão inconformadas com as atitudes de Lázaro. E é claro que as últimas notícias nos trazem sentimentos de angustia, medo e revolta, mas nós não podemos responsabilizar outras pessoas pelos crimes grotescas do Lázaro. 

 

Em entrevista ao repórter Roberto Cabrini, a esposa de Lázaro relata que suas vizinhas avisaram para ela não andar na rua, pois existem pessoas comentando que "deveriam pegar a esposa do Lázaro e cortar o pescoço dela pra ver se ele se entrega". A mãe de Lázaro também tem recebido ameaças de morte e afirma que a sua vida acabou, após precisar fugir para outro Estado. 

 

É muito triste que pessoas que se dizem inconformadas com as atitudes de Lázaro queiram retribuir na mesma moeda. Num ponto ético e de humanidade isso já seria contraditório, pois são capacidades como a empatia e o discernimento que nos difere de alguém que comete crimes. 

 

E numa perspectiva jurídica existem princípios específicos que tratam da responsabilidade pessoal do agente, em que são assegurados que somente o autor de um crime é responsável por seus atos. 

 

Dessa forma, responde pela conduta o agente que a praticou, sendo sua responsabilidade pessoal. Essa responsabilidade não e de forma alguma transferível a terceiros. Além disso também posso citar o princípio da intranscendência, ou o princípio da pessoalidade, personalidade ou intransmissibilidade da pena, que garante que apenas a pessoa sentenciada poderá responder pelo crime que praticou. 

 

Sendo assim, ninguém além do agente pode ser responsabilizado por um crime. O poder/dever de punir é somente do Estado e por mais que a sociedade se sinta revolta, não cabe a ela decidir quem e como será penalizado, ainda mais quando são pessoas que nada tem a ver com o fato. 

 

Quando uma pessoa se diz contra a violência ou abomina as atitudes de Lázaro, mas ameaça a família dele, e tenta retribuir com mais violência, ela na verdade não é contra a violência, ela só tem uma violência seletiva, que vai agir de acordo com seu próprio código moral e de conduta, definindo quem merece ou não ser tratado com violência. 

 

Não dá pra criticar uma conduta agindo de forma proporcional a ela. Eu espero que Lázaro seja encontrado, processado, condenado e que pague por seus atos.  

 

Outra ressalva importante sobre o texto é que:  

Eu não vou entrar na questão religiosa que vem sendo noticiada por dois motivos, o primeiro é porque acho bastante conveniente que um criminoso ou a própria sociedade responsabilize "entidades" acerca das atitudes criminosas de alguém, tentando justificando os crimes dessa pessoa por ela estar supostamente "possuída", ou por qualquer outra questão que faça com que as pessoas criem teorias sobrenaturais sobre crimes que claramente foram cometidos por alguém consciente dos atos que estava praticando. 

 

O outro motivo é o preconceito que se agrava com relação as religiões Afro-brasileiras, que nada tem a ver com o cometimento de crimes. O fato de a religião de criminosos católicos nunca serem levantadas ou noticiadas deixa o preconceito com as demais religiões bem evidentes. Nunca vi uma manchete responsabilizando o catolicismo por um crime, ou dando a entender que uma pessoa só cometeu tal crime por ela ser católica, ainda que a Igreja Católica tenha matado milhares de pessoas no decorrer da história. 

 

Dito tudo isso, vamos a história de Lázaro sem sensacionalismo. Boa leitura! 


Lázaro Barbosa de Sousa, nasceu em 27 de agosto de 1988, no município de Barra do Mendes, na Bahia. 



Não se tem informações concretas sobre a infância de Lázaro, mas tudo indica que tenha sido uma vida de pobreza, pois Lázaro costumava caçar na mata para que a família conseguisse se alimentar.  

  

Além disso, sua esposa disse em entrevista que a infância de Lázaro fora marcada pela violência, pois seu pai o espancava cotidianamente. Ela contou que certa vez o pai de Lázaro bateu tanto no filho, que ele chegou a sangrar, e Lázaro foi até a casa de sua avó para pedir ajuda. A avó horrorizada com a situação foi tirar satisfação com o pai de Lázaro. 

 

Mas ela ficou tão nervosa que acabou tendo um ataque cardíaco e faleceu naquele dia, fazendo com que Lázaro se sentisse culpado pela morte da avó. (A entrevista está na descrição da pesquisa).  

 

Lázaro é casado e pai de dois filhos pequenos, sua esposa relata que ele era um bom marido, um pai atencioso e que não entende porque ele está cometendo esses crimes, ela também pediu para ele se entregar a polícia.  

 

A mãe de Lázaro também deu entrevistas e assim como a nora pede para que o filho se entregue a polícia. Como citei anteriormente a família dele vêm recebendo ameaças graves de morte e a mãe de Lázaro precisou mudar-se de Estado por segurança.  

 

O antigo chefe de Lázaro contou ao repórter Roberto Cabrini que Lázaro era um funcionário tranquilo, quieto e que nunca levantou suspeitas. Os antigos colegas de trabalho disseram que ele era simpático, calado e que nunca falava sobre o seu passado, mas que era um bom trabalhador. 

 

Segundo informações levantadas na entrevista concedida ao Cabrini, Lázaro cresceu na mata e caçava desde a infância, hoje em dia é chamado de "mateiro" por conseguir ficar por dias mata a dentro sem maiores dificuldades. Também foi relatado que ele mesmo fabricava suas próprias armas, mas não se tem confirmações da veracidade dessas informações. 

 

O histórico criminal: 

Lázaro foi preso pela primeira vez em 2007, em Barra do Mendes, Bahia (sua cidade natal), ele foi acusado por duplo homicídio, porém, conseguiu fugir dez dias depois para outro Estado. Dois anos após a fuga, ele foi recapturado e levado para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, suspeito de cometer os crimes de roubo, estupro e posse ilegal de arma. 

 

Em 2013, Lázaro foi submetido a uma avaliação psicológica e em seu laudo médico foi constatada algumas alterações mentais como por exemplo: ser impulsivo; ansioso; desequilibrado mentalmente e ter "preocupações sexuais", não foi divulgado o que seriam essas "preocupações sexuais" nem o que significa. 

 

Em 2014, após atingir o lapso de cumprimento da pena (o período necessário para obter progressão de regime – requisito objetivo – Art.112, LEP) bem como o atestado de bom comportamento carcerário (requisito subjetivo), Lázaro conseguiu a progressão ao regime de cumprimento de pena semiaberto. 

 

Em 2016, Lázaro evadiu novamente e foi recapturado somente no dia 7 de março de 2018, sendo encaminhado para uma unidade prisional de Águas Lindas de Goiás, do qual também conseguiu fugir no dia 23 de julho do mesmo ano.  

 

Lázaro permanece foragido até hoje e só "reapareceu" nos radares da polícia no dia 8 de abril de 2020. Ele foi acusado de invadir uma chácara e de agredir o morador do local utilizando um machado. Lázaro o teria golpeado na cabeça causando um grave ferimento. O morador sobreviveu ao ataque, mas ficou com sequelas em decorrência da gravidade do ferimento. 

 

Depois disso não se teve mais informações oficiais sobre Lázaro, até o dia 26 de abril de 2021, em que Lázaro teria invadido uma casa em Sol Nascente, DF. Ele trancou o dono da casa junto do filho em um quarto da residência e levou a dona para uma área de mata próximo ao local e a estuprou.  

 

Em 17 de maio de 2021, ele teria invadido outro sítio, também em Sol Nascente, onde rendeu e prendeu em um quarto todos os homens da casa, obrigou as mulheres do local a ficarem nuas e a cozinhar para ele sem utilizar roupas. 

 

No dia 9 de junho de 2021, Lázaro invadiu um sítio em Incra, na cidade de Ceilândia, no DF, onde assassinou Cláudio Vidal, de 48 anos, e seus dois filhos Gustavo Marques Vidal, de 21 anos, e Carlos Eduardo Marques Vidal, de 15 anos.  

 

A esposa de Cláudio e mãe dos garotos, Cleonice Marques conseguiu avisar seu irmão sobre o que estava acontecendo, através de seu telefone celular, mas, antes que seu irmão pudesse chegar com a polícia até o local, Lázaro já havia fugido e levado Cleonice como sua refém. 

 

O irmão de Cleonice Marques, que tinha 43 anos, chegou cerca de 10 minutos após a troca de mensagem ao local do crime e ligou para a polícia imediatamente.  

 

A polícia iniciou uma força-tarefa na esperança de encontrar Cleonice Marques viva, mas no dia seguinte seu corpo foi encontrado com sinais de abuso sexual, cerca de 8km de distância de sua propriedade. 

 

Depois desses crimes brutais que chocaram o país, Lázaro segue em fuga. Ele invade residências, faz as pessoas de refém, recarrega a bateria de seu celular, ele chegou a tomar banho em uma ou duas chácaras que invadiu e depois continua sua fuga pela mata de Cocalzinho de Goiás. 

 

Eu não vou detalhar cada passo das buscas/fuga, mas hoje, (24 de junho de 2021) completou 16 dias da perseguição por Lázaro, que é atualmente o homem mais procurado do Brasil.  

 

De acordo com a criminóloga Ilana Casoy, Lázaro não pode ser considerado um serial killer, e nem um spree killer, pois não sabemos as reais motivações de seus crimes. 

 

Para leitores e ouvintes do The Crime Brasil, já é sabido que para considerarmos alguém enquanto um serial killer, os crimes precisam apresentar razões de cunho psicológico, sendo a maioria delas impulsos sádicos e/ou sexuais, (dentre outras definições importantes).  

 

A única coisa que podemos afirmar com certeza, é que: Lázaro é um criminoso sexual perigoso e um assassino frio e violento. 

 

Ele passou a vida fugindo e parece ser muito bom em se esconder da polícia. Se você souber de informações relevantes que possam ajudar as autoridades a encontrá-lo, denuncie no DISQUE 197. 




                

Fontes de pesquisa:

https://www.youtube.com/watch?v=jlDL0x16DBQ&ab_channel=Opera%C3%A7%C3%A3oPolicialOpera%C3%A7%C3%A3oPolicial

https://www.youtube.com/watch?v=XHWiS_54hCY&ab_channel=P%C3%A2nicoJovemPanP%C3%A2nicoJovemPanVerificado

https://www.youtube.com/watch?v=cv3eCVAllZg&ab_channel=RecordTVEuropa

https://www.youtube.com/watch?v=ENbAUR3LRo0&ab_channel=FreakTVFreakTV

https://radiojornal.ne10.uol.com.br/noticia/2021/06/17/em-meio-a-fuga-historica-lazaro-barbosa-ja-ganhou-perfil-na-wikipedia-211486

https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%A1zaro_Barbosa_(criminoso)

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2021/06/16/ele-nao-esta-brincando-vai-atirar-para-matar-opina-criminologa-ilana-casoy-sobre-suspeito-de-chacina-de-familia-no-df.ghtml

https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2021/06/4930589-exclusivo-laudo-traca-perfil-psicologico-de-suspeito-de-triplo-homicidio.html

https://extra.globo.com/noticias/brasil/perfil-psicologico-de-lazaro-indica-personalidade-cruel-perversa-rv1-1-25069908.html


💀 Assine o Patreon

conteúdos exclusivos e clube de membros

https://www.patreon.com/thecrimebrasil



Ouça o PODCAST aqui

https://anchor.fm/thecrimebrasil


Se inscreva no Canal do Youtube

https://www.youtube.com/channel/UCW7RjpRGVisTvC7I9xIOKcw


Por Thainá Bavaresco.

Comentários

  1. Amei o que vc escreveu sobre responsabilizar terceiros pelos atos criminosos de alguém amiga!! A coitada da mãe, esposa e filha nada tem a ver com a conduta dele, todos podemos achar que conhecemos alguém de verdade por anos e acabarmos sendo enganados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso amiga!!!! Não dá pra responsabilizar ninguém além do indivíduo que comete o crime.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas