O Desaparecimento de Pessoas no Brasil - e a história de Thiago Bispo

O texto a seguir trata da problemática que assola muitas famílias no Brasil: o desaparecimento de pessoas. O conteúdo é informativo e te ajuda a saber como proceder quanto um ente querido está desaparecido. Por se tratar de um assunto delicado, pode trazer gatilhos e desconforto.

"As árvores parecem indefesas, mas a sua ausência é o nosso castigo, o seu desaparecimento é o pior dos venenos. “Todas as decepções são secundárias. O único mal irreparável é o desaparecimento físico de alguém a quem amamos."

O número de pessoas desaparecidas no Brasil cresce a cada dia. Mais de 200 mil pessoas estão registradas como desaparecidas no Brasil e as investigações são inconclusivas. 

 

Esses números são impactantes, mas nem chega perto da realidade, pois, existem inúmeras pessoas que estão desaparecidas, mas que não constam nos programas de cadastros de pessoas desaparecidas (pois esta é uma etapa que a família precisa realizar após o registro do boletim de ocorrência). O resultado disso é que essas pessoas não entram para as estatísticas, tornando o número real de pessoas desaparecidas no Brasil incerto. 

 

Por isso, é importante realizar os seguintes passos quando uma pessoa próxima está desaparecida: 

 

Para comunicar o desaparecimento de alguém não é preciso esperar 24 horas.  

 

Assim que for percebida a ausência incomum da pessoa, é necessário se dirigir à delegacia de Polícia mais próxima e registrar um boletim de ocorrência assim que a ausência incomum da pessoa for percebida. 

 

No momento do registro do boletim de ocorrência é imprescindível oferecer o máximo de informações possíveis à polícia.  

 

Por exemplo: descrever a roupa que a pessoa desaparecida usava, o horário e lugar que foi vista por último, se a pessoa fazia uso de algum medicamento, passar informações sobre possíveis tratamentos ou condição de saúde, e relatar detalhes da vida social e profissional, como, onde trabalhava, quem eram os amigos mais próximos, se tinha algum compromisso marcado no dia do desaparecimento, etc. 


Após o registro do Boletim de Ocorrência, é importante que a família realize o cadastro da pessoa desaparecida no banco de dados (principalmente) do Senado e SINALID. 


Link do Senado: 

 

Disque denúncia de desaparecidos por estado brasileiro: 

  • Bahia (BA) 

  • Distrito Federal (DF) 

  • Espírito Santo (ES) 

  • Goiás (GO) 

  • Maranhão (MA) 

  • Mato Grosso (MT) 

  • Minas Gerais (MG) 

  • Pará (PA) 

  • Paraná (PR) 

  • Pernambuco (PE) 

  • Rio de Janeiro (RJ) 

  • Rio Grande do Sul (RS) 

  • Santa Catarina (SC) 

  • São Paulo (SP) 

  

O que é o SINALID? 

Para ajudar no enfrentamento ao desaparecimento de pessoas, o Ministério Público do Rio de Janeiro criou em 2017 o SINALID- Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos. 

 

Apesar de o programa ter sido instituído inicialmente no Rio de Janeiro, foi integralizado rapidamente nos MPs de todos os Estados brasileiros.  

 

A política de cadastro de pessoas desaparecidas do SINALID tem um grande e efetivo diferencial, por ser um sistema integrado de dados. Assim, é possível que os MPs de diversos estados possam trabalham juntos, já que eles partilham as informações cadastradas.  

 

Dessa forma, as buscas por uma pessoa desaparecida se tornam de escala nacional, tornando possível uma elucidação mais efetiva de casos de pessoas desaparecidas, com o auxílio do SINALID. 

 

Como cadastrar no SINALID? 

Pesquise no Google o seguinte: "formulário de cadastro de pessoas desaparecidas Sinalid (e acrescente o seu estado)". 

 

A título de exemplo, aqui está o link do cadastro do Estado da Bahia: 

 

No caso de crianças ou adolescentes desaparecidos: 

Existem duas leis relevantes que farão com que as buscas se iniciem imediatamente (lei da busca imediata), e, a lei da mobilização nacional para busca e defesa da pessoa desaparecida. 

 

A semana da mobilização nacional para busca e defesa da pessoa desaparecida ocorre todos os anos no Brasil, durante os dias 25 a 31 de março.  

 

Nesse período, as redes de instituições que atuam no enfrentamento desses casos desenvolvem atividades que visam promover a busca e defesa das crianças desaparecidas no território nacional, bem como para dar maior visibilidade ao tema, divulgar a legislação e os canais de comunicação que podem ser utilizados pelas famílias vítimas do problema. 

 

Lei nº 11.259/2005: conhecida como Lei da Busca Imediata. 

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11259.htm 
 
Lei nº 12.393/2011: instituiu a Semana de Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida. 


O Desaparecimento de Thiago Bispo: 

No caso de hoje falaremos especificamente sobre o caso de Thiago Bispo de Santana, que desapareceu no dia 07 de junho de 2016, em Alagoinhas, Bahia. 

 

Thiago tinha 21 anos quando desapareceu repentinamente e desde então sua família procura por ele. No episódio 66 do The Crime Brasil eu conversei com a mãe de Thiago, a dona Adyla, que relata com detalhes o que aconteceu. 

 

Além disso, dona Adyla conta como a sua vida e de sua família mudou após o desaparecimento de seu filho, compartilha sua experiência com a polícia e a investigação sobre o desaparecimento de Thiago. 

 

Para ouvir o episódio completo, acesse: 

 

Se alguém tiver informações reais sobre o paradeiro de Thiago, entre em contato através do Instagram do The Crime: https://www.instagram.com/thecrimebrasil/  

 

Dona Adyla também conta sobre os trotes terríveis que sofreu de pessoas completamente sem noção e respeito, e como isso agravou ainda mais o trauma por perder seu filho. 

 

Por fim, se você ou algum conhecido está passando por algo parecido, tome as providências indicadas nesse post e não perca as esperanças. Você é forte! O amor entre você e o seu ente desaparecido é mais forte do que qualquer tragédia.


Fotos de Thiago Bispo – fornecidas por sua mãe:







Lins importantes:

https://desaparecidos.mpba.mp.br/

https://www.cnmp.mp.br/portal/institucional/comissoes/comissao-de-defesa-dos-direitos-fundamentais/sinalid/informacoes-sobre-o-sistema#:~:text=Mais%20do%20que%20um%20sistema,nacional%20de%20descoberta%20de%20paradeiros.

https://disquedenuncia.com/desaparecidos/

https://www.senado.leg.br/senado/hotsites/desap/#:~:text=Para%20comunicar%20o%20desaparecimento%20de,incomum%20da%20pessoa%20for%20percebida.

https://www.youtube.com/watch?v=2_IUZ59dVUk&ab_channel=ProfessorAdemarNogueira


💫 LOJA DO THE CRIME 💫

💀 Acesse conteúdos exclusivos através do Patreon

https://www.patreon.com/thecrimebrasil

📌 Catarse

https://www.catarse.me/thecrimeclub?ref=user_contributed&project_id=140703&project_user_id=1667950


Ouça o PODCAST aqui

The Crime no Spotify


Se inscreva no Canal do Youtube

https://www.youtube.com/channel/UCW7RjpRGVisTvC7I9xIOKcw


Por Thainá Bavaresco.

Comentários

Postagens mais visitadas