A Seita Canibal de Garanhuns

 A história a seguir contém descrições de crimes extremamente violentos: seita e rituais macabros, violência contra a mulher, assassinato em série, esquartejamento dissecação e canibalismo. Não é indicada para pessoas sensíveis e é recomendada para maiores de 18 anos. 


Jorge Beltrão Negromonte da Silveira como ele mesmo se autodenomina, em seu livro Revelações de um Esquizofrênico: "é filho de imigrantes portugueses, nasceu em Recife, Pernambuco. Ainda jovem passou pela ditadura, porém nunca deixou de expor suas ideias. Ex-professor de educação física (UPE), ex-professor de Karatê (FBK), escritor, ator, autor, compositor e músico. Esquizofrênico desde de jovem, nunca deixou de seguir sua estrada, uma estrada árdua, cheia de altos e baixos, mas que nunca desanimou".  

 

Jorge sempre teve tudo o que desejou, era querido pelos pais e mimado por ser o filho caçula de quatro irmãos, o que fez com que tivesse uma infância bem estruturada, sua família era de classe média alta e a abastada infância de Jorge o proporcionou uma formação na Europa, pois seus pais acreditavam que estudar no exterior o ajudaria no decorrer da vida.  
 

 


Não se tem muitas informações sobre a história de vida de Isabel Cristina Pires da Silveira, mas ela nasceu e foi criada em Recife, Pernambuco, e diferente de Jorge, teve uma infância extremamente difícil, pobre e precária que a afastou da escola, fazendo com que nunca fosse alfabetizada.  

 

Jorge e Isabel se conheceram em 1984, nessa época Jorge estava prestando vestibulares para cursar Educação Física, eles se apaixonaram e começaram a namorar. Logo após a formatura de Jorge eles decidiram que era a hora de se casar e morar juntos. 

 

Dias depois do casamento Jorge teve um surto violento que fez com que Isabel fugisse para a casa de um vizinho para se abrigar e se proteger. Jorge foi tomado por uma fúria incontrolável que fez com que Isabel tivesse medo dele a partir daí.  

 

Segundo Jorge, esses surtos eram comuns, desde a infância ele se via tomado por uma raiva descontrolada, além de ter dois amigos imaginários que o mandavam fazer coisas das quais ele não gostava. Um episódio que ficou conhecido após os crimes que ele cometeu anos depois, foi o de uma suposta briga que ele teve com esses amigos.  

 

Ele estava no quintal de sua casa e mandava os amigos irem embora, mas eles insistiam em ficar, até que seu pai chegou e ele pediu para o pai mandar os amigos embora, pois não queria mais que eles ficassem perto dele, quando seu pai olhou no quintal, não havia ninguém. 

 

O surto pós casamento passou e Jorge e Isabel tiveram bons momentos. O passatempo preferido do casal era criar filmes de terror, em que Jorge fazia parte de uma seita chamada O Cartel, e aparece fazendo adorações a morte e a satã.  

 

Isabel se passava por uma empregada doméstica nos filmes, e era assassinada por Jorge e enterrada no quintal da casa. Mas não antes de ele comer os seus olhos. As produções estão disponíveis no YouTube e foram produzidas 20 anos antes do primeiro assassinato não fictício do casal (ao menos o primeiro que temos conhecimento). 

 

Durante anos Jorge foi um respeitado professor de Karatê e Educação Física, e cerca de 12 anos após seu casamento com Isabel ele conheceu Bruna Cristina Oliveira da Silva, Bruna era sua aluna de Karatê de apenas 16 anos de idade. Eles se apaixonaram e passaram a manter um relacionamento extraconjugal.  


 


Jorge já havia conversado com Isabel sobre como o seu sentimento em relação a ela teria mudado com o passar dos anos, e disse que ele não a enxergava mais como esposa, mas sim como uma espécie de mãe ou amiga. Então, quando Bruna completou 18 anos foi morar na casa de Jorge e Isabel. 


 


Eles sempre quiseram ter filhos, mas Jorge não conseguia engravidar nem Bruna e nem Isabel. Isso se tornou um problema, eles passaram a nutrir uma certa aversão a mulheres que tinham filhos muito jovens ou que eram mães solos. Mas por ora esses sentimentos eram internalizados. Até o dia em que decidiram abrigar uma moradora de rua que vendia bala no sinal, ela se chamava Jéssica, tinha 17 anos e uma filha com pouco mais de um ano de idade. 

 

Eles ofereceram emprego, um teto para ela e sua filha morar e comida, é claro que aquela garota aceitaria uma oferta tão generosa. Jéssica morou por alguns dias com eles, mas notou na rotina do dia a dia que a sua filha só ficava no colo de Jorge e Bruna, eles se revessavam para cuidar do bebê e nunca deixavam Jéssica ficar com a sua filha. 

 

Essa situação passou a incomodar a Jéssica, que decidiu ir embora. A notícia dessa decisão gerou uma briga generalizada na casa e Bruna rapidamente a segurou, momento em que Jorge cortou a sua garganta. 

 

Bruna conta em entrevista que Jéssica caiu no chão e seu corpo começou a se debater, então Jorge a estrangulou. Eles levaram seu corpo para o banheiro e deixaram no chuveiro por cerca de 2 a 3 horas para escoar todo o sangue, pois segundo Jorge, o sangue dela era impuro. 


Jéssica, 17 anos de idade.

 


Depois disso ele começou a dissecar e a esquartejar o corpo de Jéssica, ele e Isabel separavam as partes do corpo que era tida como "consumível" das que não eram. A filha presenciou tudo e embora fosse apenas um bebê fora induzida a comer a carne da própria mãe recém preparada com legumes e arroz. 

 

Jorge contou que se alimentar da carne humana era sagrado e não aceita a palavra "assassinato", prefere "sacrifício", a morte de Jéssica aconteceu em 2008 na cidade de Olinda/PE.  

 

Eles congelaram as partes do corpo Jéssica que julgavam ser consumíveis e enterraram os restos mortais no quintal da casa, bem parecido com tudo que aparece no filme produzido 20 anos antes. 

 

Jorge e Bruna registraram o nome de Jorge como sendo o pai da bebê e Bruna passou a usar a identidade de Jéssica. Eles decidiram se mudar para Garanhuns e Jorge escreveu tudo o que fizeram com Jéssica em seu livro "Revelações de um Esquizofrênico" livro que foi registrado no cartório de Garanhuns em 28 de março de 2012. 


 


Nunca foi comprovado que Jorge de fato era um esquizofrênico, inclusive, os profissionais que trabalharam no caso atestaram ausência de doença mental nos três. Também foi ressaltado que um esquizofrênico não se identifica enquanto um, pois enxerga as suas alucinações como sendo reais! Não teria como um doente mental entender que o mundo em que vive dentro de sua mente não é real. Tudo o que está ali se torna verdade absoluta, exatamente por isso se tornam inimputáveis quando comprovada a doença mental. 

 

Os esquizofrênicos paranoides normalmente cometem seus crimes sozinhos, pois a voz está em sua mente e eles não confiam em ninguém, é como se o mundo estivesse contra eles, formando um motim. Então seria praticamente impossível que Jorge fosse de fato um esquizofrênico como gosta de se autointitular. 

 

Os outros assassinatos aconteceram após Jorge determinar que precisavam terminar o "ciclo da seita". O ciclo seria sacrificar 3 mulheres jovens, mães solos, que não tivessem ocupação, segundo eles: inúteis para a sociedade, o "sacrifício" traria "equilíbrio demográfico" para a Terra. 

 

Além disso elas precisavam ter números específicos em seus documentos pessoais, como por exemplo o número "666" - particularmente acho que isso foi inventado por Jorge depois. Pode ter sido uma coincidência infeliz que ele acabou se aproveitando pra tornar essa história ainda mais bizarra, por que como eles iriam saber o número do documento das vítimas antes de matá-las? 

 

Mas continuando... Gisele estava desaparecida desde o dia 25 de fevereiro de 2012 e Alexandra desde o dia 12 de março do mesmo ano. Não se tem notícias da data exata em que elas foram assassinadas, mas os crimes só foram descobertos porque a mãe de Gisele ligou para a polícia dizendo que a filha estava desaparecida, mas seu cartão de crédito ainda estava sendo usado. 

 

Após a data do desaparecimento de Gisele o cartão foi utilizado pelo menos 5 vezes. A polícia passou a investigar e conseguiu chegar a uma loja que tinha câmeras de segurança. Na gravação aparecem Jorge e Bruna realizando a compra com o cartão de crédito da vítima. 

 

A polícia conseguiu identificá-los e foi até a casa deles, assim que o policial chegou na residência encontrou a filha de Jéssica, que estava com 5 anos de idade, ele perguntou para a criança quem era seu pai e ela apontou para Jorge. O polícia mostrou uma foto de Gisele e perguntou se ela a conhecia, ela disse que sim. E então ele a questiona sobre o paradeiro de Gisele e a garotinha respondeu: "meu pai a mandou para o inferno". 

 

O policial ficou chocado com a resposta e a garotinha o conduziu até o quintal apontando o local exato em que Gisele fora enterrada. A polícia rapidamente da voz de prisão para todos na casa e o que eles encontram é terrível. 

 

Começa uma escavação por todo o quintal e os restos mortais de Gisele e de Alexandra são encontrados. Dentro da casa também foi possível encontrar a geladeira abarrotada com partes dos corpos das vítimas. A polícia também encontrou restos mortais no que a seita chamava de "Quarto do Mal" o lugar em que, segundo Jorge, eles "expurgavam todo o mal", que na verdade era onde eles dissecavam e esquartejavam as vítimas. 


 


Na delegacia Isabel acaba confessando que as empadinhas que ela vendia no centro da cidade, em hospitais, delegacias e outros lugares públicos eram recheadas com a carne das vítimas. (Isabel fazia salgados para complementar a renda, pois Jorge passou a ter surtos violentos com frequência e não conseguia mais trabalhar como professor).  

 

O depoimento é assustador. 


 


Em outro momento, Bruna conta com a maior naturalidade que eles decidiram rechear os salgados com carne humana porque segundo eles, "a carne era igual a de boi, e que não havia necessidade de comprar mais carne de animal se já tinha a das vítimas a disposição". 

 

Jorge passou a culpar Bruna e Bruna a culpar Jorge. Isabel disse que fez tudo por amor a Jorge. Ele acabou confessando a morte de Jéssica quando questionado sobre quem era a mãe da criança que eles mantinham na casa. Ele ainda insiste em dizer que a criança é filha dele e de Jéssica e conta tudo o que fizeram a ela. 

 

Os restos mortais de Jéssica foram encontrados na antiga casa da seita macabra e durante o primeiro Tribunal do Júri que aconteceu em Olinda/PE para julgamento do assassinato de Jéssica Camila da Silva, de 17 anos, em 2008. Bruna aparece rindo em grande parte do tempo; Isabel chora bastante e Jorge se mantém aparentemente tranquilo. 


 

Nesse primeiro julgamento, em 2014, eles foram condenados pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, ocultação e vilipêndio a cadáver (profanar ou desrespeitar), furto qualificado e a Bruna também foi condenada por falsidade ideológica. 

 

As penas foram de 21 anos de reclusão para Jorge e 19 anos para Bruna e Isabel, mas o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recorreu da decisão e a Colenda Turma da 1ª Câmara Criminal do TJPE decidiu de forma unânime pelo aumento das penas dos três acusados. A decisão transitou em julgado no dia 15 de julho de 2019. 

 

A nova pena de Jorge passou a ser de 27 anos de reclusão, bem como um ano e meio de detenção; Isabel e Bruna 24 anos de reclusão, além de ter que cumprir um ano de detenção. 

 

Em dezembro de 2018, em outro júri popular, realizado em Recife, eles foram julgados pelas mortes de Alexandra da Silva Falcão, de 20 anos, e Gisele Helena da Silva, de 31 anos, ocorridas em Garanhuns, em 2012.  


Gisele e Alexandra

 

Bruna foi condenada a 71 anos e 10 meses de reclusão; Jorge foi condenado a 71 anos de reclusão e Isabel a 68 anos de reclusão. Com a unificação das penas Jorge deverá cumprir 98 anos de reclusão e um ano e meio de detenção; Bruna deverá cumprir 95 anos e 10 meses de reclusão mais um ano de detenção e Isabel 92 anos de reclusão e um ano de detenção. 

 

A criança vive com uma tia e aparentemente está bem, faz acompanhamento médico e psiquiátrico. Tomara que ela realmente esteja bem e possa superar todo o trauma vivido na primeira infância. 

 

A seita permanece presa. Bruna sonha em sair da prisão e cursar odontologia; Isabel não tem muita perspectiva de vida e Jorge diz não se lembrar de muita coisa, mas insiste em dizer que foram sacrifícios necessários e que ama Bruna e Isabel. 



*as imagens utilizadas por esse artigo foram retiradas do Google

Fontes de pesquisa:

Livro "Os Canibais de Garanhuns: A história de três serial killers brasileiros que comiam e vendiam salgados com carne humana"

 Ficha Técnica do livro

  • Título: Os Canibais de Garanhuns: A história de três serial killers brasileiros que comiam e vendiam salgados com carne humana 
  • Autor: Raphael Guerra
  • Editora: Chiado Editora
  • Ano de Publicação: 2018
Link do livro: https://amzn.to/3vl87dn

https://www.youtube.com/watch?v=DHZEKxoUbys&ab_channel=Opera%C3%A7%C3%A3oPolicialOpera%C3%A7%C3%A3oPolicialVerificado

https://www.youtube.com/watch?v=CbIrJCgrv_4&ab_channel=SBTSBTVerificado

https://www.youtube.com/watch?v=6ni4OAiPpIg

https://www.youtube.com/watch?v=ncFVHLye6r0&ab_channel=LERAT%C3%89AMANHECER

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/seita-macabra-os-canibais-de-garanhus.phtml

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2019/07/17/trio-conhecido-como-canibais-de-garanhuns-tem-aumento-de-pena-determinado-pela-justica.ghtml

Estudo de Caso Canibais de Garanhuns

http://200-98-146-54.clouduol.com.br/bitstream/123456789/1548/1/TCC%20FINALIZADO%20.pdf

Livro: Revelações de um esquizofrênico" de Jorge Negromonte 

http://www.vecgaranhuns.com/2012/04/livro-revelacoes-de-um-esquizofrenico.html


💀 Assine o Patreon

conteúdos exclusivos e clube de membros

https://www.patreon.com/thecrimebrasil



Ouça o PODCAST aqui

https://anchor.fm/thecrimebrasil


Se inscreva no Canal do Youtube

https://www.youtube.com/channel/UCW7RjpRGVisTvC7I9xIOKcw


Por Thainá Bavaresco.

Comentários

  1. "A filha presenciou tudo e embora fosse apenas um bebê fora induzida a comer a carne da própria mãe recém preparada com legumes e arroz"

    😵‍💫😵‍💫😵‍💫

    ResponderExcluir
  2. Como asssssim mano, que bizarro isso, sério hahaha é rir pra não chorar, PQP!
    Sério, melhor que esses textos vai ser quando você fazer um documentário desse caso pra Netflix =D

    E ainda bem que somos vegs né, pelo menos a gente não corre risco de comer nenhuma empadinha zoada por aí, credo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sem or hahahhahahahha fazer um doc pra netflix seria incrível!!!! Mas parece TÃO distante amigo!!!

      E simmmmmm, eu falei sobre ser vegana no podcast dese caso kkkkkkkkkkk

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas